Idealizadores Deste Espaço de Reflexão

Professores:
Maryleno Chaves Bezerra, Marcelo Pereira de Carvalho, Lusardo Henrique de Sousa Madeiros e Luiz Alberto Virgílio de Farias.
Todos Alunos da Universidade Federal do Ceará – UFC, cursando Licenciatura em Matemática.

O que é Aprendizagem?

“ A aprendizagem é a progressiva mudança do comportamento que está ligada, de um lado, acessivas apresentações de uma situação e, de outro, a repedidos esforços dos indivíduos para enfrentá-la de maneira eficiente.” (McConnell)

“A aprendizagem é uma modificação na disposição ou na capacidade do homem, modificação essa, que pode ser anulada e que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento.” (Gagné)

“Normalmente, consideram-se com aprendidas as mudanças de comportamento relativamente permanentes, que não pode ser atribuídas à maturação, lesões ou alterações fisiológicas do organismo, mas que resultam da experiência.” (Sawrey e Telford)

“A aprendizagem se apresenta como um fenômeno que, uma vez ocorrido, eleva a capacidade de interação do indivíduo com o meio e consigo mesmo, resultando na potencialização de uma modificação de comportamento perante o objeto em questão”. (Maryleno Chaves)



terça-feira, 1 de junho de 2010

Descrição sobre o Conteúdo

O Projeto de criação deste blog foi para desenvolver os estudos referentes à disciplina de “Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência” na graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC ministrada pela Profª. Dulcilene Rodrigues Barreto e o Autor da disciplina o Profº. Fernando Antonio de Castelo B. Ramos.

Todo o material postado aqui foi estudado e analisado pelo grupo com base no livro “Psicologia Educacional” de Nelson Piletti, Publicado pela editora Ática, dentro da “Série Educação” em 2008.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog e pela a iniciativa de propagar sobre o tema - Aprendizagem
    Que vai oferecer suportes para vários outros estudantes em diferentes áreas

    Beijos de sua irmã que te ama muito
    Maryleika Chaves ♥

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, nosso grupo MMLL agradece. e pessem o nosso blog para outros seguidores de vocês!!!

    ResponderExcluir