Idealizadores Deste Espaço de Reflexão

Professores:
Maryleno Chaves Bezerra, Marcelo Pereira de Carvalho, Lusardo Henrique de Sousa Madeiros e Luiz Alberto Virgílio de Farias.
Todos Alunos da Universidade Federal do Ceará – UFC, cursando Licenciatura em Matemática.

O que é Aprendizagem?

“ A aprendizagem é a progressiva mudança do comportamento que está ligada, de um lado, acessivas apresentações de uma situação e, de outro, a repedidos esforços dos indivíduos para enfrentá-la de maneira eficiente.” (McConnell)

“A aprendizagem é uma modificação na disposição ou na capacidade do homem, modificação essa, que pode ser anulada e que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento.” (Gagné)

“Normalmente, consideram-se com aprendidas as mudanças de comportamento relativamente permanentes, que não pode ser atribuídas à maturação, lesões ou alterações fisiológicas do organismo, mas que resultam da experiência.” (Sawrey e Telford)

“A aprendizagem se apresenta como um fenômeno que, uma vez ocorrido, eleva a capacidade de interação do indivíduo com o meio e consigo mesmo, resultando na potencialização de uma modificação de comportamento perante o objeto em questão”. (Maryleno Chaves)



terça-feira, 1 de junho de 2010

Degraus no Processo da Aprendizagem

De acordo com Mouly (op. Cit., p. 218-21), o processo de aprendizagem compreende sete etapas:

1. Motivação. Sem motivação, não há aprendizagem. Não adianta insistir: por mais que o professor se esforce para ensinar não haverá um retorno satisfatório.
2. Objetivo. Uma pessoa que sente “motivação” de aprender algo, ele certamente, traçará um ponto de chegada orientando seu objetivo com foco principal.
3. Preparação. Está motivado, ter um objetivo bem planejado não são suficientes se não estiver preparado para agir. E isso tem implicações em dois campos distintos com o psicológico e o fisiológico além de contar com experiências anteriores.
4. Obstáculos. Os obstáculos funcionam como uma espécie de alavanca que impulsionam o indivíduo na busca de novos comportamentos. Para resolver um problema novo o indivíduo não recorre a um comportamento já aprendido, mais sim, sai na busca de um “novo”. Esses obstáculos podem ser sociais, psicológicos ou físicos, ainda podem ser inter-relacionados.

5. Respostas. A ação perante o obstáculo será executada de acordo com a interpretação que o indivíduo tem da situação em questão.
6. Reforço. É como a recompensa pela ação de superar um obstáculo ou emparelhar atividades que tem caráter de deveres (estudar) e direitos (brincar). Uma criança pode alternar o seu tempo em brincar e estudar, se ela tiver certeza que com isso ela não terá perdas.

7. Generalização. É a construção de uma espécie de repertório do universo do conhecimento. Permite restabelecer uma conexão de um novo estímulo a um estímulo já superado e superar esse novo de forma “experiente”.


Um comentário:

  1. Hoje tomei conhecimento desse Blog, através do Professor Maryleno e gostei muito do conteudo que ele nos oferece.
    Um conteúdo riquíssimo.
    Espero que mais pessoas envolvidas na área da educação participe desse trabalho.
    Pois tudo para chegar ao seu ápice depende e muito da Educação.
    Um Xêro e boa sorte aos criadores dessa maravilhosa idéia.
    Ana Tereza

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